CARRINHO DE COMPRAS Veja os itens adicionados 0
+351 253 560 650

(chamada para a rede fixa nacional)

suporte@digitalsign.pt
 

Nós ligamos!

Suporte

Temos à sua disposição uma equipa de Suporte e Apoio ao Cliente para o auxiliar.

Serviço Prioritário

Tem urgência no seu Certificado Digital Qualificado?

Qual Escolher

Não sabe qual o tipo de certificado mais adequado para si ou para a sua empresa?

Notícias

2018-04-04

DigitalSign / Banco BNI Europa / CGD: Serviço IDcert

A DigitalSign, na qualidade de Prestador Qualificado de Serviços de Confiança, no âmbito do regulamento europeu eIDAS, congratula-se com a inovação do sistema financeiro Português no lançamento do novo serviço de abertura de contas à distância pelo Banco BNI Europa e pela Caixa Geral de Depósitos.

Estas instituições adotaram a solução de verificação da identidade do cliente, através de videoconferência, que culmina com a emissão de um certificado digital qualificado (único tipo de certificado que equivale a uma assinatura manuscrita) disponibilizado pela DigitalSign através da solução IDcert. Esta iniciativa não se confina à abertura de conta, incorporando uma perspetiva inovadora de digitalização total dos seus clientes, permitindo uma completa relação à distância com cliente no âmbito de outras relações contratuais futuras com banco e dispensando o cliente de eventuais deslocações físicas a uma agência bancária por necessidade de recolha de assinatura.

Banco BNI Europa

https://internet.bnieuropa.pt/Modules/AccountOpening/AccountOpeningStart.aspx?_ga=2.161913212.1378016946.1522745989-1909675298.1510756254

http://www.fintech.finance/01-news/banco-bni-europa-launches-online-account-opening-system-through-videoconference-with-an-innovative-system-of-documents-signature-with-a-qualified-digital-certificate/

CGD – Caixa Geral de Depósitos

https://www.cgd.pt/Particulares/Contas/Abertura-conta/Pages/Abertura-conta.aspx

A solução adotada por estes Bancos, só é possível através da utilização de uma tecnologia inovadora que permite a utilização de certificados digitais qualificados de forma remota (Certificado Qualificado – CLOUD) produzindo uma assinatura eletrónica com valor legal equivalente a uma assinatura manuscrita, apenas com recurso ao telemóvel do titular do certificado.

Destacamos que o Banco de Portugal em https://clientebancario.bportugal.pt/abertura já introduz claramente a videoconferência e reforça a exigência da assinatura do cliente em papel ou noutro suporte (eletrónico), o que está em linha com a abordagem que temos vindo a fazer com os nossos clientes, cumprindo já os requisitos da PSD2 e antecipando a obrigatoriedade de certificados qualificados eIDAS previstos na AML5 recentemente aprovada.

O Certificado Digital em Cloud regulado pela Comissão Europeia e em Portugal pelo Gabinete Nacional de Segurança da Presidência de Conselho de Ministros, permitiu cumprir esta obrigação dos bancos no meio eletrónico, darem as mesmas garantias legais aos clientes com a Assinatura Eletrónica Remota Qualificada, que já davam nos balcões com os contratos em papel. Transita-se assim do mundo físico (balcões e papel) para o meio eletrónico sem perdas de garantias legais para clientes e bancos e com muito maior conveniência para os clientes e outros benefícios para os Bancos.

O Banco BNI Europa e a Caixa Geral de Depósitos estão assim de parabéns por terem feito esta transição de forma inovadora e no respeito dos direitos dos clientes a uma contratação transparente e com suporte legal pleno.

Brevemente serão anunciadas outras instituições financeiras que adotaram a solução da DigitalSign (IDcert), e que estão neste momento a ultimar testes em pré-produção.