Suporte

A DigitalSign possui à sua disposição uma equipa de Suporte e Apoio ao Cliente (SAC) onde podemos auxiliá-lo em eventuais questões e na solução de problemas.

Nova Autoridade Certificadora da DigitalSign

Nova AC

A DigitalSign tem o prazer de informar que concluiu com sucesso junto do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) o credenciamento de novas Autoridades Certificadoras para emissão de Certificados Digitais Qualificados, utilizando os mais recentes algoritmos criptográficos, incluindo a tecnologia de 'Curvas Elíticas'.

Estas novas ACs já se encontram publicadas, desde 25/03/2021, na Lista de Confiança publicada pela União Europeia (EU List of eIDAS Trusted Lists - LOTL) –https://esignature.ec.europa.eu/efda/tl-browser/#/screen/tl/PT/7

Cadeia de Certificação

Para proceder á instalação, descarregue o instalador da cadeia de certificação no seguinte link:

Caso pretenda instalar manualmente, as cadeias de certificação para as novas AC's são as seguintes:

Atualização de certificado emitido na AC antiga

Dado que a DigitalSign concluiu com sucesso a certificação de uma nova Autoridade Certificadora Raiz (ROOT CA), torna-se assim NECESSÁRIO que efetue a atualização do seu certificado emitido na AC antiga de modo a garantir que o mesmo continuará VÁLIDO.

Nesse sentido, a DigitalSign disponibiliza um atualizador de certificados para que o referido processo seja efetuado de forma simples e rápida - Consulte as instruções e vídeo exemplificativo abaixo.


Para proceder á atualização de certificados emitidos em dispositivo fisico (Smartcard, Token), descarregue o atualizador seguindo os passos descritos abaixo e acompanhe o vídeo exemplificativo.

1) Instale e execute a aplicação AtualizarCertificado.exe disponível em: https://downloads.digitalsign.pt/AtualizarCertificado.exe
2) Introduza o dispositivo do seu certificado e avance;
3) Selecione na lista o seu Certificado Qualificado e avance;
4) Introduza o seu PIN;
5) Pode fechar a aplicação.

Obrigado, atualizou o seu certificado com sucesso.

Notas:
1. O processo de reemissão e atualização do certificado não acarreta nenhum custo nem envio de documentação por parte do titular do certificado, e poderá ser concluído na comodidade da sua casa ou escritório;
2. A data de validade do seu certificado digital permanece inalterada;
3. Esta nova AC (Autoridade Certificadora) já se encontra publicada na Lista de Confiança publicada pela União Europeia (EU List of eIDAS Trusted Lists)

Emissão do Certificado Digital Avançado

Download e instalação da aplicação

Para realizar a emissão do seu Certificado Digital Avançado é necessário que instale a aplicação ' Serviço de Emissão de Certificados Avançados' e que utilize os detalhes indicados no ponto 3 do email recebido com a informação de que o certificado se encontra pronto a levantar.

1. Descarregue a aplicação disponível no seguinte link: https://downloads.digitalsign.pt/DsIssue/DsIssueSetup.exe

NOTA: Se o download não começar automaticamente, por favor, tente descarregar noutro browser.
Compatível com Sistema Operativo Windows versão 8.1 ou superior.

2. Após instalação, abra a aplicação e preencha os dados recebidos por email com os detalhes da encomenda - de seguida clique em ”Validar”

3. Complete a validação do seu email através da solicitação enviada por email pela DigiCert.

4. Siga as instruções presentes na aplicação para completar a instalação do seu Certificado Digital Avançado.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Porque não recebi o email para levantamento do certificado?
Se concluiu todo o processo documental e efetuou o pagamento e ainda não recebeu o email de levantamento do certificado, por favor entre em contato com a linha de Apoio ao Cliente - Telefone: +351 253 560 642 / suporte@digitalsign.pt

Interrompi a aplicação DSIssue e não concluí o levantamento do certificado, o que devo fazer?
Obrigatoriamente deve retomar o levantamento e/ou instalação no mesmo posto onde a iniciou.
Execute novamente a aplicação introduzindo os detalhes da encomenda e o processo retomará no passo onde a emissão foi suspensa.

Obrigatoriamente deve retomar o levantamento e/ou instalação no mesmo posto onde a iniciou.
Execute novamente a aplicação introduzindo os detalhes da encomenda e o processo retomará no passo onde a emissão foi suspensa.
Por favor entre em contato com a linha de Apoio ao Cliente - Telefone: +351 253 560 642 / suporte@digitalsign.pt

Terminei o levantamento do certificado. Onde posso localizar o ficheiro de backup (.pfx)?
Uma cópia de segurança do certificado (designado por backup é um ficheiro em formato '.pfx') é automaticamente colocado no desktop/ambiente de trabalho do computador em questão - possui a descrição DigitalSign-«nº encomenda».pfx.

Como fazer cópia de segurança do certificado digital avançado emitido?
Por favor, consulte as instruções presentes neste manual

Boas Práticas de Utilização

SafeSign Standard (SafeSign IC) – Software de Gestão

O SafeSign Standard (SafeSign IC) é um Software inovador, desenvolvido exclusivamente para os clientes da DigitalSign, com a finalidade de simplificar a utilização dos certificados digitais emitidos pelas Autoridades Certificadoras da DigitalSign.

Verifique com um operador do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da DigitalSign, quais as opções disponíveis para a sua boa utilização do Software com o seu dispositivo criptográfico (Cartão ou Token).

ATENÇÃO: Em nenhum momento importe ou exporte certificados para o seu dispositivo criptográfico, pois pode eventualmente danificar o seu certificado.

Sempre que seja necessária a emissão de um novo certificado devido á má utilização do Software, a DigitalSign não se responsabilizará. Sendo necessária a emissão de um novo certificado e uma nova validação documental.

Quaisquer dúvidas sobre o nosso Software, entre em contacto com um dos nossos operadores especializados.

Dispositivo Criptográfico

O dispositivo criptográfico que contém o seu certificado digital é de uso pessoal e intransmitível. Lembre-se, que o seu certificado é a sua identidade no mundo virtual! Não faculte a outros o seu cartão ou token contendo o seu certificado, nem faculte as senhas de acesso (PIN e PUK), pois são exclusivas para utilização com o seu certificado.

ATENÇÃO: Ao facultar o seu certificado em conjunto com as suas senhas de acesso (PIN e PUK), o seu detentor pode, por exemplo, criar documentos legais em seu nome, entre outros.

O dispositivo criptográfico deverá ser utilizado apenas no momento de realizar uma assinatura digital. O certificado digital substitui a sua assinatura manuscrita, como tal, identifica a pessoa que a detém.

Em caso de perda ou de extravio do dispositivo, comunique logo que possível a DigitalSign para podermos proceder a revogação do mesmo. A ação de revogação deve ser efetuada pelo titular do. Após a revogação, o seu certificado deixará de ser válido e, desta forma, irá necessitar adquirir outro.

Cuide do seu dispositivo que contém o seu certificado, não o dobre, não danifque o chip, expondo-o ao calor ou à água, caso o seu dispositivo não funcione por má utilização, o seu certificado ficará inutilizado.

A DigitalSign não se responsabiliza pela utilização incorrecta do certificado e pela má gestão do dispositivo criptográfico.

Em caso de dúvida contacte o operador de Suporte da DigitalSign, que o irá ajudar da melhor forma possível.

Validação Online

Videochamada - Documentos de identificação aceites

Para a validação online da sua identidade através de videochamada, necessita do seu documento de identificação, nomeadamente, cartão de cidadão ou passaporte - cidadão português.

  • Exemplo: Cartão de Cidadão válido com data de emissão igual ao superior a 2009

Consulte nesta listagem os documentos de identificação aceites por país/nacionalidade para a realização da videochamada.

Note-se que:

  • O documento de identificação 'Bilhete de identidade' com validade vitalicía não é aceite para este fim;
  • Não são aceites: fotocópias, titulos de residência nem documentos expirados (excepto aqueles que venceram durante o período COVID-19 a nível nacional, estrangeiros a confirmar)
  • O cliente terá que dar acesso à câmara e ao microfone para que se possa realizar a vídeochamada;
  • A videochamada é realizada pelo titular do certificado, ou seja, sem qualquer intervenção por parte de terceiros.

Validação da Identificação Online

1. Aceda ao link que recebeu por email, para iniciar a sua validação de identidade online.

2. Nessa página, insira o seu número de encomenda e a frase de identificação que definiu e prossiga com o processo de validação.

3. Instale a aplicação 'IDnow Online-Ident' diretamente do iTunes ou Google Play.

4. Abra a aplicação e inicie o processo de identificação com o seu Ident-ID
O seu Ident-ID ser-lhe-á fornecido nessa página.

Poderá acompanhar o processo pelas imagens abaixo:

5. Após iniciar a videochamada, um operador irá orientá-lo através do processo de identificação e realizar a verificação da sua identidade online.

Finalizado o processo no seu dispositivo móvel, aguarde até que a identificação seja validada.

CSR - Certificate Signing Request

O que é um CSR?

O CSR (Certificate Signing Request) é um ficheiro cifrado que contém a chave pública, o local e o URL (endereço Web) da empresa.

Para criar um CSR, terá que usar o software do servidor Web. Ao gerar o CSR, o servidor Web cria dois ficheiros: uma chave privada e o CSR.

O CSR é necessário quando o cliente pede um Certificado de Servidor. O CSR terá que ser enviado para nós, juntamente com o pedido de Certificado de Servidor.

Como criar um CSR?

Antes de iniciar o pedido de emissão de um certificado SSL, deverá garantir que já tem o CSR.

Ao gerar o CSR, a maioria dos softwares de servidor solicita as seguintes informações: common name (por exemplo, www.example.com), nome e local da organização (country, state/province, city/town), tipo de chave (normalmente RSA), e tamanho da chave (mínimo de 2048 bits).

Abaixo encontrará as instruções para os principais servidores. Para outros servidores poderá consultar esta ajuda.

  • Microsoft IIS

Gerador de CSR:DigiCert Certificate Utility
Instruções:IIS 10 | IIS 8/8.5 | IIS 7 | IIS 5/6 | IIS 4 | PFX Import/Export

  • Microsoft Exchange Server

Gerador de CSR:CSR for Exchange 2007 | DigiCert Certificate Utility
Instruções:Exchange 2016 | Exchange 2013 | Exchange 2010 | Exchange 2007 | PFX Import/Export

  • Apache Server (Open SSL)

Gerador de CSR:Open SSL CSR Wizard
Instruções:Apache Server | Ubuntu Server with Apache2 | PFX Import/Export

  • Tomcat Server (Keytool)

Gerador de CSR:Java Keytool CSR Wizard
Instruções:Tomcat Server | Java Based Server

  • Microsoft Lync

Gerador de CSR:DigiCert Certificate Utility
Instruções:Lync 2013 | Lync 2010

Qual o aspecto de um CSR?

Visualmente o CSR é texto que começa com uma linha contendo: '-----BEGIN CERTIFICATE REQUEST-----' e acaba com a última linha com: '-----END CERTIFICATE REQUEST-----'

Exemplo:

-----BEGIN CERTIFICATE REQUEST-----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-----END CERTIFICATE REQUEST-----

Downloads

Aplicação de Suporte Técnico

O TeamViewer é a ferramenta usada pela DigitalSign, para dar apoio técnico. Descarregue a aplicação Teamviewer e execute-a, quando solicitado forneça o ID e a senha à nossa equipa de Apoio ao Cliente

Manuais

1. Certificado Digital Qualificado - Instalação da Cadeia de Certificação

Utilizações Gerais

Âmbito de Utilização  QDC 
 ADC 
 Assinar quaisquer documentos e contratos em representação da organização.  
 Assinar documentos e contratos que não impliquem a transmissão ou oneração de bens imóveis.  
 Assinar documentos de mero expediente que não impliquem a assunção de quaisquer obrigações ou compromissos por parte da Organização.

 
 Assinar em Plataforma Electrónica de Licenciamento das Unidades de Saúde (Dec-Lei n.º 127/2014).

 
 Assinar em Plataformas Electrónicas de Contratação (Lei n.º 96/2015, de 17 de Agosto).

 
 Assinar comunicações do início de actividade e de transacções imobiliárias junto IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (Lei 83/2017 - Art.º 46º).

 
 Assinar comunicações por via electrónica às Câmaras Municipais, no âmbito do regime jurídico da urbanização e da edificação (Lei 60/2007).

 
 Assinar em Plataformas Electrónicas de Contratação (Lei n.º 96/2015, de 17 de Agosto);
+
 Assinar comunicações do início de actividade e de transacções imobiliárias junto IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (Lei 83/2017 - Art.º 46º)
+
  Assinar comunicações por via electrónica às Câmaras Municipais, no âmbito do regime jurídico da urbanização e da edificação (Lei 60/2007)

 
 Apenas para Faturação Eletrónica.  

 Apenas para assinatura de correio eletrónico.  

HSM Cloud

Como funciona a assinatura remota?

Sendo a DigitalSign um prestador qualificado de serviços de confiança (ver Trusted List publicada pela Entidade Supervisora – Gabinete Nacional de Segurança – no site da Comissão Europeia - https://esignature.ec.europa.eu/efda/tl-browser/#/screen/tl/PT/7 e estando ciente das dificuldades de uso da assinatura eletrónica utilizando cartões smartcard ou token, implementou o serviço IDcert que visa a criação do certificado e respetiva utilização, de forma totalmente remota e centralizada nos seus datacenters seguros.

Utilização do Certificado HSM Cloud

Utilização em sistemas integrados com a DigitalSign

Quando integrado com os nossos parceiros, não necessita de instalar qualquer software. O processo de assinatura é extremamente simples - apenas necessita das suas credenciais (email + password) e de ter consigo o seu telemóvel (irá receber um SMS de confirmação):

Assinatura HSM Cloud

Utilização genérica - Instalação do VirtualCSP

Para utilização noutras aplicações (como Microsoft Word, Adobe Acrobat, PDF Sign&Seal, etc.) ou plataformas que não tenham integrado o recurso para acesso direto ao certificado remoto (como a Saphety, AcinGov, AnoGov, etc.), necessitará de instalar o middleware - VirtualCSP - necessário para garantir a integração:

Notas: Para utilização em:

  • PDF Sign&Seal necessita de ter instalada a versão 6.6.0 ou superior. Para consultar a sua versão do PDF Sign&Seal consulte o painel Ajuda -> Acerca;
  • Microsoft Office - necessita de ter instalada a versão do Microsoft Office 2013 ou superior.

Download

Descarregue o middleware (VirtualCSP) em:

https://downloads.digitalsign.pt/VirtualCSP.Installer.v2.2.3.0.msi

e de seguida proceda á instalação conforme instruções do separador 'INSTALAÇÃO'.


NOTA: Requisitos mínimos para utilização de VirtualCSP: Computador com sistema operativo de 64 bits, com versão 'Windows 8.1' ou superior

Instalação e utilização no sistema windows

Manual de instalação

Informação ao Consumidor

Em caso de litígio de consumo, o consumidor pode recorrer à seguinte entidade de resolução alternativa de litígios de consumo:

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral - Guimarães
E-mail: triave@gmail.com
Contato telefónico: 253 422 410
Website: www.triave.pt

Para atualizações e mais informações, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro)