DS Archive & Preserve

GESTÃO INTEGRADA DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS ELETRÓNICOS

A DigitalSign é um Prestador Qualificado de Serviços de Confiança na União Europeia que lhe oferece uma solução integrada e com uma implementação rápida e fácil para a sua organização gerir o ciclo de vida completo dos documentos eletrónicos ( ficheiros, vídeos, XML, Json etc.).

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A transição dos documentos em papel para os documentos eletrónicos mantem as mesmas exigências de segurança, autenticidade e conservação, seja por imposição legal ou pelas exigências do próprio negócio. Especialmente critico para setores fortemente regulados como a Banca, Seguros, industria Farmacêutica, entidades públicas etc.

OS BENEFÍCIOS

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SEGURANÇA E VALOR LEGAL

Defina o tipo de assinatura (qualificada, avançada, simples ou biométrica) com base nas necessidades do seu negócio, e deixe a plataforma SigningDesk gerir os workflows de assinatura, no escrupuloso respeito pela eficácia e valor probatório dos documentos eletrónicos previsto pelo Regulamento eIDAS e Dec-Lei n.º 12/2021.

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AUTENTICIDADE E RASTREABILIDADE

Garanta e verifique a segurança e valor legal dos documentos críticos recebidos na sua organização, através do serviço qualificado de validação de assinaturas.

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PRESERVAÇÃO E CUSTÓDIA

Garanta a validade/verificação das assinaturas ao longo do tempo e a adequação a novos algoritmos criptográficos, aliando a possibilidade de uma custódia segura dos seus documentos.

Estes serviços podem ser contratados individualmente ou de forma agregada garantindo uma completa gestão do ciclo de vida dos seus documentos eletrónicos.

Como decorre do regulamento eIDas a única forma de assinatura eletrónica que equivale à assinatura manuscrita, com pleno valor legal é a Assinatura Qualificada, como a produzida pelo Cartão do Cidadão, Chave Móvel Digital ou pelos Prestadores Qualificados de Serviços de Confiança que fazem parte da Trusted List da União Europeia, como é o caso da DigitalSign (https://eidas.ec.europa.eu/efda/tl-browser/#/screen/tl/PT/7).

A DigitalSign oferece uma plataforma de assinaturas - Signing Desk - que lhe possibilita escolher o tipo de assinatura que os seus colaboradores e terceiras partes (clientes/ fornecedores, etc.) podem usar, desde a assinatura qualificada para documentos mais relevantes até à assinatura simples para documentos menos críticos, passando pela assinatura biométrica.

Esta plataforma pode ser facilmente integrada nos seus processos internos e com os clientes via simples API’s – mais detalhes em: https://www.signingdesk.com/

Cada vez mais documentos eletrónicos chegam à sua organização assinados por diferentes partes (clientes/fornecedores/parceiros) e com os mais diversos tipos de assinaturas - a sua organização tem de ser capaz de decidir se aceita esses documentos de forma rápida, automatizada e com suporte legal.

A forma de o fazer é recorrer a um Serviço Qualificado de Validação de Assinaturas Eletrónicas que, para cada documento, emite um relatório com valor legal com a identificação e classificação das assinaturas constantes do documento.

Mais detalhes em: https://www.digitalsign.pt/pt/ds/dsverify

Os serviços qualificados de validação de assinaturas só podem ser prestados por prestadores qualificados de serviços de confiança (Art. 33º do Regulamento eIDAS) - A DigitalSign é o único prestador credenciado em Portugal para prestar este serviço.

Os certificados digitais que estão na base das assinaturas eletrónicas qualificadas possuem um prazo de validade (tipicamente entre 3 a 5 anos).

A gestão dos seus documentos eletrónicos implica a capacidade para verificação da validade das assinaturas eletrónicas ao longo do tempo, mesmo após a expiração dos certificados digitais.

Para garantir que as assinaturas nos documentos eletrónicos são verificáveis (e permanecem válidas) ao longo do tempo, terá de recorrer a um serviço de preservação de assinaturas eletrónicas. Este serviço consiste em revalidar e guardar as informações de validade/revogação dos certificados digitais usados à hora da assinatura e, periodicamente, adicionar ao documento selos temporais (timestamps), emitidos por um prestador qualificado de serviços de confiança). Trata-se de um serviço automatizado (sem qualquer necessidade de intervenção humana) que, periodicamente, vai estender a longevidade das assinaturas até ao prazo legal ou de negócio exigido.

Este serviço está em conformidade com os requisitos da Internet Engineering Task Force (IETF) LTANS que são os standards para o arquivo eletrónico de longo prazo.

Para além de assegurar a validade legal das assinaturas durante períodos alargados, é também essencial que a solução de gestão dos documentos eletrónicos garanta que possam ser validados independentemente da evolução tecnológica futura.

Veja aqui uma descrição mais detalhada do serviço de preservação e de como ele pode ser integrado na infraestrutura dos nossos clientes ou como um serviço SaaS. Este serviço inclui ainda a custódia segura dos seus documentos eletrónicos mais relevantes, garantindo acessos seguros, diferentes níveis de classificação de documentos e total sigilo com encriptação forte.

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