ASSINATURA GRAFOMÉTRICA

Recolha eletronicamente a assinatura dos seus clientes em formulários e todo o tipo de documentos eletrónicos para efeitos de consentimento RGPD, ponto de venda (POS), contratação de serviços, etc. de forma fácil e segura, com plena validade legal, utilizando a nova geração de tablets que irão recolher, com precisão, todos os dados de movimentos grafométricos que integram uma assinatura manuscrita, tais como: velocidade do movimento, duração geral, valores de pressão, número de elevações de caneta, aceleração, direção de movimento da caneta e número de loops radiais.

Uma assinatura eletrónica grafométrica é o método mais completo e seguro para recolher informação sobre a autenticidade de assinatura, quando comparado com método tradicional em papel, sendo já uma solução testada e comprovada internacionalmente.

COMO FUNCIONA?

A assinatura é efetuada num tablet especificamente desenvolvido para o efeito, que permite a recolha não só da imagem da assinatura, como também, e mais relevante, da função grafométrica baseada em algoritmos estáticos e dinâmicos recolhendo e armazenando, de forma encriptada, no próprio documento os dados grafométricos acima referidos que permitirão a realização de uma perícia por perito de caligrafia.

Também poderão ser utilizados tablets de marcas dos principais fabricantes do mercado, desde que possuam características técnicas adequadas para a recolha da referida informação.

A assinatura grafométrica fica, assim, unicamente ligada ao signatário sendo capaz de identificar o mesmo de forma segura e inequívoca no futuro.

É SEGURO?

Uma vez recolhida a assinatura grafométrica, esta é armazenada de forma segura e encriptada para, em caso de dúvida, falsificação ou repúdio, esta poder ser objeto de perícia grafométrica pela Polícia Judiciaria (com formação certificada neste produto), tendo por objetivo dar suporte a uma decisão legal do tribunal, tal como ocorre hoje com as assinaturas em papel.

A formação foi ministrada no Workshop: “Assinatura Biométrica”, organizado pelo Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, com a colaboração da DIGITALSIGN – Certificadora Digital, SA, que decorreu nas instalações do Novo Edifício-Sede da Polícia Judiciária no dia 28 de outubro de 2016. Clique aqui aqui para ver o programa.

QUAL É A DIFERENÇA PARA ASSINATURAS SIMPLES?

QUAL É A DIFERENÇA PARA ASSINATURAS SIMPLES? A simples recolha da digitalização da imagem de uma assinatura em tablet, sem recolha de dados grafométricos com os indicados anteriormente, não permite a realização de qualquer perícia que permite aferir da identidade do signatário a posteriori. Por este motivo, não é possível aferir da autenticidade de uma assinatura realizada nestes termos, visto que qualquer simples “Copy & Paste” da imagem de uma assinatura retirada da internet pode ser utilizado para se alcançar o mesmo resultado.

Por outro lado, a nossa solução permite a recolha de um completo conjunto de dados, já referidos anteriormente, que mitigam os problemas e oferecem a robustez legal necessária para que possa desmaterializar os seus processos com a máxima segurança.

FÁCIL DE INTEGRAR

ASSINATURAS PRESENCIAIS

VALIDADE LEGAL

RASTREABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

SEGURANÇA

Formulário de contacto

Quer ser contactado?

Deixe-nos os seus dados. Nós entramos em contato!