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Autorizadores Faturação Eletrónica

  • Como registo um Autorizador?

    1) Inicie a sessão na sua conta IDCert em https://gapi.digitalsign.pt;
    2) Aceda ao separador "Certificados";
    3) Escolha o certificado ao qual pretende associar o Autorizador e clique no botão “Alterar”;
    4) Clique no botão "Registar Autorizador";
    5) Complete o processo, que inclui atribuir um nome ao autorizador e complete a autorização introduzindo o código recebido por SMS - OTP enviado para o número de telemóvel associado ao certificado. Se aplicável, anote as informações necessárias para configuração no ERP. O novo Autorizador fica automaticamente associado ao certificado;
    6) É apresentada a lista atualizada de Autorizadores registados para esse certificado, que pode ativar e/ou desativar em qualquer altura.
    Para consultar as autorizações relativas a um Autorizador, clique no botão "Mostrar".

    Nota 1:
    Cada autorização associada a um Autorizador possui uma validade de 60 dias - deverá fazer a renovação antes da sua data de expiração para permitir a assinatura nas aplicações.
    Nota 2:
    É possível configurar mais do que um Autorizador para uso em aplicações compatíveis, como por exemplo em plataformas de faturação eletrónica.
    Nota 3:
    Registar Autorizadores é apenas permitido em certificados digitais qualificados com perfil Selo Eletrónico.

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  • Como posso efetuar a renovação da autorização concedida a um Autorizador?

    1) Inicie a sessão na sua conta IDCert em https://gapi.digitalsign.pt;
    2) Aceda ao separador "Certificados" e clique no botão "Alterar" na linha do certificado que está associado ao Autorizador;



    3) Selecione o Autorizador que pretende renovar e clique no botão “Mostrar”;



    4) É mostrada a lista de autorizações já concedidas a esse Autorizador. Clique no botão "Renovar";


    5) Complete o processo, introduzindo o código OTP recebido por SMS/Email (enviado para: nº de telemóvel / email) associado ao certificado.

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  • Qual a diferença entre um Autorizador e um Autenticador?

    Ambos são geradores de códigos de assinatura, mas são utilizados em contextos diferentes.

    • Autorizador (Faturação Eletrónica)

    Um Autorizador é registado pelo cliente e utilizado por parceiros nos quais o cliente confia, para gerar códigos de assinatura. Estes são incluídos nos pedidos de assinatura realizados pelos parceiros em nome do cliente, como método de aprovação da assinatura. Este tipo de gerador de códigos de assinatura é maioritariamente utilizado em contextos de integração com plataformas de faturação eletrónica, entre outras. Neste mesmo contexto, o cliente regista Autorizadores, e permite ao(s) parceiro(s) a utlização destes para efeitos de assinatura de documentos.
    Cada Autorizador está associado a um certificado específico. Tal significa que os códigos de assinatura gerados por um dado Autorizador apenas aprovam a assinatura de documentos com o certificado associado a esse mesmo Autorizador.

    • Autenticador

    Um Autenticador é registado pelo cliente, e os códigos de assinatura gerados por este podem ser consultados diretamente numa aplicação móvel desenvolvida pela DigitalSign denominada DSAuth disponível gratuitamente para iOS (App Store) e Android (Play Store). Estes códigos de assinatura são utilizados pelo cliente para aprovar assinaturas, no contexto de um processo de assinatura inteiramente realizado pelo cliente. Neste mesmo contexto, apenas o cliente possui acesso ao Autenticador e seus respetivos códigos gerados.
    A principal vantagem que advém da utilização de Autenticadores é poder consultar rapidamente o código de assinatura na aplicação móvel, em vez de aguardar pela recepção da SMS no telemóvel para obter o código de assinatura.
    Os códigos de assinatura gerados por Autenticadores registados aprovam a assinatura de documentos nas quais são utilizados certificados que possuam tipo de aprovação definido a Autenticador.

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